Doação em Londrina - PR



*OLVE

Grupo de Gestantes Meimei

O Grupo de Gestantes Meimei surgiu da iniciativa de algumas mulheres que sentiram a necessidade de atendimento às gestantes carentes.



Divulgação da data de inscrição do curso nos postos de saúde da periferia da cidade, através dos agentes comunitários da prefeitura, assistentes sociais dos bairros, e por outras gestantes que já fizeram o curso.

São reservadas duas semanas para inscrições (sempre às quartas feiras à tarde), As gestantes devem comparecer pessoalmente, munidas do cartão de gestante fornecido pelo posto de saúde onde está realizando o pré-natal (a inscrição só é realizada mediante apresentação do cartão).

As gestantes passam por uma entrevista individual. As informações da entrevista são anotadas juntamente com as informações do cartão da gestante.

Na entrevista são esclarecidas as dúvidas e fornecido um panfleto contendo todas as informações sobre o curso.

Também são fornecidas informações sobre o programa das aulas referente do curso.

Antes do início de cada aula são reservados 30 minutos para a realização de uma prece e comentários sobre assuntos de questões sociais.

Para as gestantes que sentirem necessidade, é realizado atendimento psicológico individual por um profissional da área que atende gratuitamente nas dependências da instituição durante os horários das aulas. São atendidas em média seis gestantes por semana.

Após isso elas têm 40 minutos de orientação sobre nutrição ou fisioterapia.

Nas orientações sobre nutrição as gestantes recebem informações sobre a alimentação adequada para a gestação (de acordo com suas possibilidades econômicas). Degustam receitas preparadas pelas nutricionistas, utilizando o reaproveitamento de alimentos e aprendem a prepará-las. Aprendem noções de higiene no preparo dos alimentos. É realizada a pesagem de cada uma das gestantes, onde é feito um gráfico do desenvolvimento (ganho ou perda de peso) de cada gestante. Desta forma quem está com desnutrição, quadro de anemia ou apresentando diabete gestacional.

Nas orientações de fisioterapia é realizada prática de alongamento sobre colchonetes e exercícios de preparo do corpo para o parto, ensinada também a respiração correta para o trabalho de parto normal e aferida semanalmente a pressão arterial de cada gestante, antes das atividades de fisioterapia. As que estiverem com alteração da pressão arterial, recebem orientação para procurar tratamento com seu médico.


Após esta primeira parte da aula é concedido um intervalo com lanche para todas. O lanche é constituído de leite, pão, bolo, frutas, iogurte, gelatina, etc. (alternando o cardápio de acordo com instruções nutricionais).

Inicia-se em seguida a segunda parte da aula, com duração de 45 min, ministrada pela equipe de enfermagem, sobre assuntos diversos.

Nas aulas dadas pela equipe de enfermagem são utilizados recursos para melhor aprendizado como: Televisão e DVD com documentários sobre o assunto; cartazes; material de apoio fornecido pela faculdade e posto de saúde.

Na terceira parte da aula é realizado um relaxamento orientado, com música ambiente. A gestante sente os movimentos do bebê que está em seu ventre, proporcionando para a mãe e o bebê, momentos únicos e relaxantes.

Ao término das atividades do dia todas se despedem. Elas recebem vales transporte, para irem para suas casas e voltarem na próxima semana.

Quando o grupo recebe doações de roupas e calçados usados e também de leite e alimentos. E são repassadas para as gestantes antes de retornarem a seus lares.

Objetivos:

  • Proporcionar orientação e conhecimento sobre a saúde e higiene às gestantes carentes, e em situação de risco;

  • Orientação ao aleitamento materno, diminuindo, assim, o número de casos de doenças e desnutrição entre os recém nascidos;

  • Conscientização sobre a importância do pré-natal;

  • Orientação sobre nutrição e reaproveitamento de alimentos;

  • Orientar e acompanhar gestantes com diabetes, pressão alta e desnutrição;

  • Orientação sobre o Parto, preparando-a para o parto normal, com exercícios de fisioterapia;

  • Conscientização sobre as vacinas para o bebê;

  • Orientação sobre os cuidados com o recém-nascido;

  • Orientação sobre o planejamento familiar;

  • Orientação sobre DSTS (Doenças sexualmente transmissíveis)e AIDS;

  • Orientação sobre drogas;

  • Atendimento psicológico;

  • Doar enxoval.


O Grupo realiza dois cursos por ano, sempre às quartas feiras. Com 16 aulas, ministradas no período das 14h às 17h, Frequentando em média 30 gestantes por curso e 16 trabalhadoras voluntárias.

Endereço:

Centro Espírita Meimei Rua Iapó 130 – Vila Nova – Londrina PR

Email: contato@olve.org.br

Fone: (043) 3327-1049

7 Comentários

  1. Oi gostaria de receber doações de roupinhas de bebes tou grávida de 6 mês ainda não tenho nada estou esperando um menino

    ResponderExcluir
  2. Moro á um ano em uma ocupação de Londrina ñ conheço ninguém oq vcs puderem ajudar com doações serei grata estou no terceiro mes de gestação

    ResponderExcluir
  3. Aceitam doações de sapatinho de bebê .

    ResponderExcluir
  4. Pode doar de menina e menino ou cor neutra

    ResponderExcluir
  5. Lindo esse trabalho de vcs

    ResponderExcluir
  6. Estou grávida de 29+2 dias de menino presiso muito de ropinha

    ResponderExcluir

Por favor sinta-se á vontade para comentar :)
Lembrando que eu posso demorar para responder, mas tentarei responder o mais breve possível.

Até logo,
Bjs, Ray <3

Para saber com conseguir doação de enxoval e outras dúvidas, clique em FAQ
Para amostra grátis clique aqui: BRINDE MAMAE